quarta-feira, 15 de novembro de 2017

NOVO LIVRO DE CARLOS FIOLHAIS E DAVID MARÇAL: A CIÊNCIA E OS SEUS INIMIGOS

Está no prelo o novo livro de dois autores deste blogue, o terceiro que assinamos juntos, e que deverá chegar às livrarias muito em breve.



A ciência tem poderosos inimigos. Desde logo o autoritarismo e a ignorância, que muitas vezes andam de braço dado. As ditaduras dão-se mal com a ciência, pois para a ciência tem razão quem tem provas e não quem manda mais. Donald Trump não será um ditador, embora tenha tiques ditatoriais. É simplesmente um ignorante que desvaloriza o conhecimento científico para impor a sua agenda unilateral e egoísta. Há muitas outras pessoas que tiram partido das suas posições para promoverem visões obscurantistas: os fundamentalistas religiosos que negam a ciência; os políticos que aprovam leis para terapias alternativas; os jornalistas que põem em pé de igualdade a verdade e a mentira; os vendilhões, que mascaram a sua banha de cobra com um embrulho a imitar ciência. E até alguns cientistas tresmalhados.

A ciência tem-nos permitido viver cada vez mais e melhor. Mas enfrenta hoje sérios adversários, que põem em causa a nossa segurança e o nosso bem-estar. Impõe-se por isso a defesa da ciência, que é também a defesa da democracia. A ciência precisa da liberdade de pensamento que é marca das democracias. Mas as democracias também precisam da razão da ciência para assegurarem prosperidade e bem-estar. A defesa da ciência é também a defesa da sociedade livre e aberta.

5 comentários:

marina disse...

Bem , esta semana é a semana em que fomos novemente avisados pelos 15 000 cientistas de que a Terra est´a dar o berro. Ora , a Terra ficou neste estado lastimável nos últimos 150 anos porque a ciência nos muniu dos instrumentos para tal. Ainda não ouvi nem um cientista a fazer acto de contrição e a apelar à "contenção científica" e a alertar para os malefícios desta para a humanidade e para o planeta. Nem um.

Anónimo disse...

Ciência secreta, não é ciência! O problema é que ela existe para benefício de quem a compra, e sempre contra o interesse público, é boa ciência e tecnologia, mas não é para os gentios. As coisas não são preto&branco. O pior inimigo da Ciência é o próprio silêncio dos cientistas, seja em dissonâncias cognitivas, seja quando se calam em defesa de interesses particulares. Mas quem são os cientistas tresmalhados? - Que afirmação manhosa!!

Não me diga, vocês é que sabem o que é ciência, caramba, por falar em figura de autoridade e ignorância!

Carlos Ricardo Soares disse...

Ilustres cientistas, nada que o senso comum (e o bom senso) não corrobore.
Como diria o diácono, missas e terços nunca fizeram mal aos surdos.

Anónimo disse...

Aqui fica ilustrado quem são os verdadeiros inimigos da ciência, e eles vêm de dentro da própria ciência:

Top 10 Reasons the Universe is Electric #5: Pulsars | Space News
https://www.youtube.com/watch?v=6zV1cLKJfbE

Anónimo disse...

Não é má língua, é um comentário justo! O Carlos Fiolhais e o David Marçal são o exemplo perfeito da redução da ciência a balelas propagandísticas, eles são o exemplo do mau serviço à sociedade pela ciência e pela comunicação em ciência actuais. Não se admite!

Já vi várias vezes neste blogue publicar artigos pró-alterações climáticas de origem antropogénica. E que o CO2 é um poderoso gás de efeito de estufa, blá, blá, blá! Onde está a ciência dos factos, para lá dos 'slogans' absurdos, pergunto?

Por falar em inimigos da ciência, verifico que este site é um desses inimigos, não existindo para esclarecer e bem-formar, antes para reproduzir e dar eco a palermices e crendices, aquelas que eles dizem combater em nome da ciência. Deixo o exemplo daquilo que deveriam ser os vossos 'posts', e não são:

CERN comprova correcta a Teoria dos Raios Cósmicos do Físico Henrik Svensmark (Agosto 31, 2011)
https://www.youtube.com/watch?v=eFImb5gy7SE

Físico Henrik Svensmark vê provada a sua Teoria de que são os raios cósmicos galácticos que causam mudanças climáticas. A 'Svensmark Cosmic Ray Theory' foi desenvolvida no 'Danish Space Institute'. A pesquisa da prestigiada Organização Europeia de Pesquisa Nuclear apoia a teoria de que os períodos de aquecimento da Terra são causados pela actividade solar e os chamados raios cósmicos, e não pela actividade humana. Infelizmente, o seu trabalho teve pouco eco devido a razões políticas. A Terra está constantemente sendo bombardeada com raios cósmicos, partículas de alta energia de estrelas explosivas. A 'Svensmark Cosmic Ray Theory' mostra como esses raios cósmicos entram na atmosfera terrestre, eles ajudam a criar nuvens. Um sol activo fortalece um escudo magnético ao redor da Terra, que permite que mais raios cósmicos passem. Se o sol é menos activo, mais raios cósmicos passam. E quanto mais raios cósmicos, mais nuvens e maior o arrefecimento das temperaturas globais. Junto com estas alterações aumenta a incidência de doenças e marcou no Passado o fim de muitas grandes civilizações. Estamos diante de uma pequena Idade do Gelo que não vai só de 2015-2035, mas leva-nos bem mais longe do que isso. Vejam nestes 4 vídeos uma excelente explicação e ilustração dos factos:

Where Are We Going? | Sun's Motion In The Galaxy (1)
Where Are We Going? | Exodus From The Cloud (2)
Where Are We Going? | The Fall of Three Shields (3)
Where Are We Going? | Earth Without Protection (4)

https://www.youtube.com/watch?v=hilN8eNp930&list=PLHSoxioQtwZcm9KdHf_n8WsF2IFB4FVvq

E divulguem ssf.
Obrigado!

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...