terça-feira, 8 de agosto de 2017

Livros de GPS

Sugestões de Carlos Fiolhais, de livros da autoria de investigadores portugueses no estrangeiro, divulgadas através da newsletter da rede GPS (Global Portuguese Scientists):

O tempo de férias convida à leitura. Alguns dos nossos cientistas GPS têm publicado livros muito interessantes. Eis algumas sugestões, ordenadas alfabeticamente pelo apelido do autor.
- Almeida, Onésimo T., A Obsessão da Portugalidade, Identidade, Língua, Saudade e Valores, Quetzal, 2017. Onésimo, professor de Filosofia na Universidade Brown, nos Estados Unidos, vê melhor Portugal ao longe do que muita gente cá perto. Este é um repositório de textos sobre a “portugalidade”. Quem somos? De onde vimos? Para onde vamos? O autor tenta introduzir racionalidade num campo minado pela confusão. Por exemplo, critica a "Arte de Ser Português", de Teixeira de Pascoaes, que criou uma imagem poética da portugalidade.
- Curado, Sílvia, Engenharia Genética. O Futuro já começou, Glaciar 2017. A presidente da PAPS - Portuguese American Postgraduate Society, que trabalha na Universidade da Nova Iorque, escreve sobre uma das tecnologias que se podem tornar mais disruptivas. Mudar os genes pode ser mudar o mundo. O volume foi publicado em parceria com a  FLAD - Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.
- Domingos, Pedro, The Master Algorthm. How the quest for the ultimate learning machine will remake our world, Basic Books, 2015. Um engenheiro português que ensina na Universidade de Washington, em Seattle, fala dos algoritmos que estão progressivamente a dominar o mundo. Um livro recomendado por Bill Gates.
- Oliveira, Arlindo, The Digital Mind. How science is redefining humanity, MIT Press, 2017. O actual director do Instituto Superior Técnico - IST foi cientista GPS na Universidade da Califórnia, Berkeley. Neste livro faz a conexão entre computadores, células e cérebros, todos eles dispositivos que processam informação. E discute a questão da Inteligência Artificial: será o cérebro humano o único dispositivo que pode albergar uma mente? O livro será publicado entre nós pela IST Press.
- Teixeira, Susana, A Europa é já ali,  Chiado Editora, 2016. Uma obra de ficção que fala das distâncias físicas e emocionais. A autora licenciou-se em Engenharia Química no Técnico, doutorou-se em Química em Inglaterra e investigou em França e nos Estados Unidos, onde vive hoje. O seu hobby favorito, como mostra este livro, é a escrita criativa.
- Veríssimo, Ana, STEM Heroes, Uma investigadora portuguesa em biomedicina a trabalhar no Japão na Universidade Saga, criou o guião de uma banda desenhada ao estilo japonês (manga) com o intuito de atrair as raparigas para ciência. De facto, este livro ainda não saiu, mas está à procura de financiamento por crowdfunding através da plataforma Kickstarter.

Boas férias para quem as tem. E boas leituras!

Carlos Fiolhais
Professor de Física da Universidade de Coimbra
https://gps.pt/u/cfiolhais/about

Sem comentários:

Enviar um comentário

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.