segunda-feira, 15 de maio de 2017

DESCIDA DO AMAZONAS


Informação recebida da Âncora:

Lançamento do livro Descida do Amazonas, Caminho de Pedro Teixeira – Revisitar o 3.º Império
Coordenação de: António de Bacelar Carrelhas

Com a participação de:
Cronistas: António Correia; Fernando Lamy
Historiadores: Anete Costa Ferreira; Jorge Couto; Renata Malcher Araújo
Ilustrador científico: Pedro Salgado
Depoimentos: Alexandre de Sousa Pinto; Alípio Jorge Rodrigues da Silva;
António Emídio de Silva Salgueiro; Joaquim do Rosário; Luís Aires-Barros;
Manuel Barão da Cunha; Rómulo Alexandre Soares; Vasco Rocha Vieira

A sessão terá lugar no dia 16 de Maio, às 15:00 horas, na Livraria/Galeria Municipal Verney, Oeiras.


«A ideia e o propósito de António Pedro de Bacelar Carrelhas de organizar esta expedição merecem todo o agradecimento e aplauso. Trata-se de dar a conhecer Pedro Teixeira, herói português que viveu no Brasil na primeira metade do século xvii, e um feito incompreensivelmente perdido e esquecido nas sombras da História. Pensado com grande visão politica e estratégica e realizado com sentido patriótico, inteligência, diplomacia, coragem, capacidade de liderança, de assumir riscos e responsabilidades, a expedição de Pedro Teixeira, de 1637 e 1639, constitui-se como um acontecimento de referência para a formação do território soberano do Brasil.»

Vasco Rocha Vieira
Tenente-general do Exército Português



António de Bacelar Carrelhas nasceu em Lisboa, Portugal, em 1937. Reside em São Paulo desde 1977. É advogado e administrador de empresas, e até 2003 foi diretor executivo do grupo financeiro português Espírito Santo. Foi o “delegado empregador” de Portugal junto à Organização Internacional do Trabalho – OIT, em Genebra, durante o conturbado período da Revolução dos Cravos, de 1974 a 1977. Foi presidente da Câmara Portuguesa de Comércio de São Paulo, da Federação de Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, da qual foi fundador. Foi, também, conselheiro do Governo Português para a internacionalização da economia e tem diversas condecorações concedidas pelos governos português e brasileiro. Escreveu o livro Cavalo Encilhado não passa duas vezes. Um «pisa mundo» apaixonado por história, natureza e viagens. Idealizador e realizador de expedições como esta de Pedro Teixeira.

Sem comentários:

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...