domingo, 19 de fevereiro de 2017

Mais um referencial de educação para a cidadania. "Educação para o desenvolvimento"


A "Educação para o desenvolvimento" é uma das quinze áreas que, neste momento, concretizam a "Educação para a cidadania", componente curricular transversal em todos os níveis de escolaridade. 

A Direcção-Geral da Educação imputa-lhe o seguinte objectivo (aqui):
"consciencialização e a compreensão das causas dos problemas do desenvolvimento e das desigualdades a nível local e mundial, num contexto de interdependência e globalização, com a finalidade de promover o direito e o dever de todas as pessoas e de todos os povos a participarem e contribuírem para um desenvolvimento integral e sustentável." 

Na passada quinta-feira, dia 16 de Fevereiro, foi apresentado o referencial que deve permitir a sua concretização na educação pré-escolar, no ensino básico e no ensino secundário (aqui)

A semelhança dos outros referenciais na área da educação para a cidadania já publicados, a sua elaboração decorreu de uma parceria entre o Ministério da Educação e três entidades: Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral, e Fundação Gonçalo da Silveira. 

Sem comentários:

MORREU O NUNO

Homenagem possível a um poeta acabado de partir. Morreu o Nuno Júdice, coitado, prematuramente, o que é injusto. Com aquele seu ar desacti...