quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Chemtrails: facto ou teoria da conspiração?

"Que rastos são aqueles nos céus?", é uma pergunta que se pode colocar ao olhar para cima, ao observar o fumo branco deixado pelos aviões. São rastos de condensação (em inglês condensation trails, ou contrails) formados, como resultado da combustão, pelo vapor de água que congela a grandes altitudes, onde as temperaturas são baixas. No entanto, há uma teoria da conspiração que alega que esses rastos são químicos (chemtrails) libertados deliberadamente para envenenar a população. 

Quando comecei a escrever sobre este tema para a COMCEPT, estava longe de imaginar a quantidade de seguidores desta teoria da conspiração. Durante muito tempo, este foi o tema que gerou mais visualizações e mais comentários. 

Hoje, o jornal Público apresenta a notícia de que um grupo de investigadores dos EUA indagou junto de diversos especialistas se tinham encontrado evidências que sustentassem estas alegações. Os resultados foram publicados na revista Environmental Research Letters. Pode-se adiantar que, das 77 respostas, 76 cientistas disseram que "não".  

O jornalista cita ainda um texto que escrevi há tempos para a COMCEPT (ver aqui).

Fotografia que mostra um rasto de condensação (contrail). 
Autoria: João Monteiro

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...