domingo, 26 de abril de 2015


Informação recebida do Rómulo - Coimbra:

Na próxima 3ª feira, 28 de Abril de 2015, pelas 18h realiza-se no RÓMULO Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra a palestra intitulada "Sistemas de gestão de energia: oportunidades e desafios", com Jorge Landeck, Co-fundador e CTO da ISA Energy e Professor do Departamento de Física da Universidade de Coimbra. Esta palestra insere-se no ciclo "À Luz da Ciência", dinamizado pelo Bioquímico António Piedade, que decorre de Fevereiro a Junho de 2015.

ENTRADA LIVRE

SINOPSE:

A gestão dos recursos energéticos constitui atualmente um fator crítico para o crescimento sustentável da sociedade. Torna-se indispensável promover a adoção de políticas, ferramenta e comportamentos que garantam a redução dos consumos, dos custos e dos desperdícios.

Por outro lado, a liberalização do mercado da energia em curso está a promover o aparecimento de novos operadores (modelos de negócio) e, com estes, esquemas tarifários mais complexos e mecanismos de gestão da procura.

Neste contexto, a evolução dos sistemas de gestão de energia tem sido rápida, surgindo atualmente como ferramentas poderosas de análise e processamento de informação que tiram partido das mais recentes tecnologias de comunicação sem fios e de computação móvel.

Nesta palestra, descrevemos as principais características e tendências dos sistemas de gestão de energia, bem como, os desafios que persistem à sua utilização em larga escala.


Sem comentários:

A panaceia da educação ou uma jornada em loop?

Novo texto de Cátia Delgado, na continuação de dois anteriores ( aqui e aqui ), O grafismo e os tons da imagem ao lado, a que facilmente at...