terça-feira, 6 de março de 2012

Impressões da China


Informação recebida da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra:

Impressões da China : xilografia em livros e imagens

China impressions

Tomando como ponto de partida a doação pela empresa elétrica chinesa Novel Energy Ltd. (Pequim) à Biblioteca da Universidade de Coimbra de duas gravuras artísticas chinesas contemporâneas, a BGUC organizou uma exposição bibliográfica e documental que mostra o percurso da impressão xilográfica, desde a sua invenção na China (antes do século IX) até ao seu uso atual na Arte.

A técnica xilográfica (gravura de madeira) foi usada pelos Padres jesuítas para produzir na China os primeiros impressos em línguas estrangeiras. Nesta exposição, evoca-se a efémera passagem de uma imprensa europeia de tipos móveis por Macau apenas para constatar um regresso ao exclusivo da técnica xilográfica como meio de reprodução de textos e de imagens pelos jesuítas, até ao século XVIII. A exposição mostra o único exemplar existente em Portugal do “De missione…” (versão A), impresso em Macau, em 1589, outras raríssimas impressões xilográficas em papel chinês e um manuscrito português provavelmente executado em Pequim para matriz de impressão xilográfica, mas que nunca chegou a ser impresso.

Por duas vias diferentes, a da gravura popular e a da gravura erudita, de que se mostram alguns exemplos oferecidos pelo colecionador A. E. Maia do Amaral, também curador desta exposição, chega-se às atuais obras de arte feitas pela impressão de uma ou de múltiplas matrizes em madeira, de que são excelentes exemplos as gravuras doadas pela Novel Energy.

A inauguração será presidida pelo Senhor Embaixador da R. P. da China em Lisboa, Zhang Beisan e estarão presentes o Presidente Executivo da Novel Energy e doador, Pa Ning Wong, e o Secretário-Geral e Bibliotecário do Instituto Ricci de Macau, Jerónimo Hung.

Logo após esta inauguração no dia 7 de Março, pelas 17 horas, abrirá uma segunda Mostra, na Sala do Catálogo da Biblioteca Geral, acerca de “Fontes para a história da China”, onde ficarão expostos durante um mês os principais documentos manuscritos e impressos sobre a China existentes nos fundos da BGUC. Ambas as exposições se inserem nas comemorações do Dia da China (7 de Março), integrado na 14ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra.

1 comentário:

Cláudia da Silva Tomazi disse...

Acomodada China usa batina. Embora o gancho vai a rancho o indicador da sabatina.

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...