sexta-feira, 24 de junho de 2011

Concerto na Capela da Universidade

Informação chegada ao De Rerum Natura.

Concerto na Capela da Universidade de Coimbra hoje, dia 24 de Junho, às 21h30.

"O programa proposto é constituído exclusivamente por música destinada às Vésperas da Assumpção da Virgem (15 de Agosto). Embora o conceito de se escrever música destinada a ser tocada unicamente ao pôr-do-sol de determinado dia (14 de Agosto, neste caso) possa causar estranheza ao ouvinte moderno, o facto explica-se pela importância desempenhada pela música (cantochão ou polifonia) nas práticas litúrgicas durante o Renascimento.

Era sobretudo nas festas mais importantes (como o Natal, Páscoa, Assumpção da Virgem, etc.) que os maiores dispositivos vocais e instrumentais eram convocados afim de conferir maior importância e solenidade à ocasião. A profusão de obras polifónicas para estas ocasiões nos manuscritos e impressos é assim um reflexo natural dessa prática e oferece ao investigador moderno um excelente ponto de partida para uma reconstituição da dimensão sonora desses momentos.

O concerto segue o alinhamento das vésperas da Beata Virgine e todas as obras foram seleccionadas de fontes manuscritas portuguesas actualmente conservadas na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. Assim, apesar do reportório se encontrar destituído de toda a sua dimensão litúrgica, as obras conservam a relação de diálogo inerente ao momento “original”. A abordagem dos intérpretes procura expressar não só o reportório como as práticas interpretativas históricas a ele associadas."

Sem comentários:

OS HABITANTES DA ESCURIDÃO

Os canalhas não gostam do ar puro, por isso gostam sempre de o sujar. Buscam o escuso e o escuro. para aí poderem chapinhar. As suas mor...