sexta-feira, 29 de abril de 2011

Um Click Perigoso

Informação chegada ao De Rerum Natura.

Foi hoje lançado um livro cujo título é Um Click Perigoso - As Aventuras de Pedro e Lili na Internet, da autoria de Diana Vaz Ribeiro e Filipa Falcão Reis e publicado pela editora Zéfiro.

Trata-se de uma obra que resulta do projecto Tu e a Internet, desenvolvido com o apoio da Universidade do Porto. Incidindo nos perigos online para os mais novos, pretende promover uma consciencialização do direito à privacidade.

As investigadoras recorrem a uma abordagem informática, da psicologia e da educação, que se justifica pelo seguinte: "As crianças estão a aprender a conhecer-se. Desinibidas e numa fase em que é importante estabelecer relações sociais, as vêem a Internet como um mundo novo, pronto a ser explorado! Curiosas, jogam e conversam online sobre os mais variados assuntos".

Numa altura em que, como já tive oportunidade de fazer notar por diversas vezes neste blogue, certas escolas disponibilizam online dados pessoais dos alunos (do foro privado e, até, íntimo), seria de todo o interesse que o público alvo do presente livro se alargasse aos profissionais de educação: professores, psicólogos escolares, pedagogos, entre outros.

1 comentário:

Fartinho da Silva disse...

É a primeira vez que vejo num trabalho (não gosto do actual abuso da palavra projecto) sobre questões informáticas em contexto educativo um informático na equipa que o está a desenvolver!!!!! Será que o país está a começar a deixar o tradicional "desenrascanço" e o habitual "achismo"? Esperemos bem que sim, porque só com as pessoas certas nos lugares certos é que podermos ir a algum lado, nesta e em todas as outras matérias. Só por esta pedrada no charco, a iniciativa está de parabéns.

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...