sexta-feira, 21 de setembro de 2007

A ciência e a magia em Harry Potter

Informação recebida da Editora Magnólia sobre o livro "A Ciência e a Magia em Harry Potter", de Roger Highfield, a sair em breve:

EXCERTO DA INTRODUÇÃO

Adoro os livros de Harry Potter, mas talvez por outras razões que não as vossas. Para mim, cada encantamento, feitiço, maldição ou qualquer outro acto de bruxaria presente na fantástica criação de J. K. Rowling parece-me lançar um desafio à ciência moderna. Será que os biólogos não ficariam desconcertados com a explosão "puf" de um Skrewt? (...) Feijões com todos os sabores imagináveis? Parece bastante improvável, tal como vassouras voadoras, os milhares de velas que pairam em Hogwarts e o Ford Anglia de Weasley que desafia a gravidade. De certeza que este tipo de magia não pode ser articulado com as leis racionais da ciência?

(...) O mundo mágico de Harry pode ajudar a esclarecer a ciência, em vez de a minar, lançando uma luz fascinante sobre algumas das questões mais interessantes com as quais hoje em dia se debatem os investigadores. De forma semelhante, aquilo que aprendemos com a pesquisa científica em várias áreas pode ajudar a explicar vários fenómenos extraordinários e aparentemente mágicos.

Roger Highfield

SINOPSE

Poderão os avanços na biologia molecular explicar Fluffy, o cão de três cabeças? Poderá a descoberta de “efeitos anti-gravíticos” cósmicos desvelar o segredo voador da vassoura Nimbus 2000? Será que o grifo nunca terá realmente sido outra coisa senão o dinossauro Protoceratops? Roger Highfield explora as fascinantes ligações entre a magia e a ciência, revelando-nos que muito do que nos espanta, por ser supremamente estranho, nos livros de Harry Potter poderá encontrar uma explicação nos encantamentos da mente científica. Este é o guia perfeito para os pais que queiram ensinar ciência aos filhos através das aventuras do seu herói favorito, bem como para os milhões de adultos que são fãs da saga e se interrogam acerca dos fundamentos factuais dos mistérios e maravilhas nela presentes.

CRÍTICA

“Alimentado pelo entusiasmo de Highfield a respeito do extraordinário, A Ciência e a Magia em Harry Potter é uma recolha divertidamente indirecta sobre a ciência moderna.”

The New York Times Book Review

“Abrangente... Esclarece-nos não só o reino mágico de Harry Potter, como também a magia que tem lugar nos laboratórios e salas de aula do nosso próprio mundo.”

Science News

“Highfield entrevistou os melhores Muggles cientistas com o intuito de identificar explicações para tudo o que vai do Espelho dos Invisíveis ao Manto da Invisibilidade... Uma excelente introdução a uma enorme variedade de questões.

Simon, Singh, The Observer

Editora Magnólia
Av Carlos Bacelar 968 | Salas 3A e 4A | Apartado 562 | 4764-901 V. N. de Famalicão | Telef: 252 371 724 | Fax: 252 375 164

1 comentário:

Anónimo disse...

haha não comento

NOVOS CLASSICA DIGITALIA

  Os  Classica Digitalia  têm o gosto de anunciar 2  novas publicações  com chancela editorial da Imprensa da Universidade de Coimbra. Os vo...